CRIE | Creche da Emília - Apaixonados por Crianças
CRIE | Creche da Emília - Apaixonados por Crianças

Dúvidas de pai e mãe! Habilidades da PRÉ-ESCOLA e ESCOLA

Por: Administrador

Publicado em 03/01/2020 às 20:31h

Post Curiosidades

Cada vez mais cedo as escolas estão avaliando habilidades que as crianças ainda não precisam adquirir, neste processo de avaliação errada o que acontece é que a criança fica cada vez mais sobrecarregada e não aprende mesmo. *

Antes da alfabetização, na primeira infância, a criança precisa aprender a rabiscar, pintar, cantar, fazer rimas. Precisa fortalecer o tônus com atividades físicas, brincando de pular corda e massinha.

Na educação infantil a criança tem que explorar o pátio do colégio, que se balançar e descer o escorrega, conhecer o espaço e o corpo dela, tem que aprender a negociar com os amigos os brinquedos, precisa fazer artes e experiências sensoriais, assim, através dessa atividades elas estarão desenvolvendo as habilidades que lá na frente poderão ser avaliadas.

Ela não precisa saber fazer letra cursiva com 4 anos, (e olha, já desenvolvemos na CRIE) não precisa saber formar sílabas com 5 anos.
Ela não precisa, mas se for capaz de fazer, pode fazer.

O que acontece é que a escola avalia está criança com 4 ou 5 anos como se ela estivesse fracassando a alfabetização.

Muitas crianças chegam aos 6 anos com dificuldades na alfabetização e percebemos que ela não desenvolveu habilidades básicas como lateralidade, percepção visual e auditiva, não tem boa pega no lápis, e até o jogo social, entre outras coisas. Neste caso, temos que refazer o processo para que o cérebro mapeie as habilidades e esteja preparado para alfabetizar.

Sei que algumas crianças são capazes e já conseguem ler com 5 anos, mas o foco aqui é nas crianças que não adquiriram as habilidades necessárias, na forma como elas serão avaliadas.

Avaliar uma criança é coisa séria, não diz respeito somente a preencher uma planilha é preciso compreender o que cada fase da infância desenvolve.

Texto Renata Batista

É necessários ter consciência de cada fase do desenvolvimento infantil. Além de ser estimulado e aprender, seu filho (a) precisa inadmissivelmente de desenvolver habilidades sócio emocionais individualmente e em grupo, entender as regras de convivência, brincar e acima de tudo ser cuidado e guiado dentro do contexto PRIMEIRA INFÂNCIA

A CRIE é sua aliada e a segunda casa do seu pequeno

Comentários

Outros Posts

A importância do “brincar” na vida da criança

Curiosidades

A importância do “brincar” na vida da criança

Dicas para frear o consumismo infantil no Natal

Curiosidades

Dicas para frear o consumismo infantil no Natal

Como ajudar seu filho a lidar com as frustrações

Curiosidades

Como ajudar seu filho a lidar com as frustrações