CRIE | Creche da Emília - Apaixonados por Crianças
CRIE | Creche da Emília - Apaixonados por Crianças
A Creche da Emília

A Creche da Emília

"O sorriso de uma criança é o ingrediente para nossa felicidade"

Somos apaixonados por crianças!

Conheça um pouco sobre nós

Sempre fomos apaixonados por crianças, mas essa paixão nos levou muito além. Levou ao profissionalismo, horas de dedicação, de leitura, de muitas pesquisas e descobertas com relação ao fascinante mundo infantil. Essas descobertas nos levaram a criar a Creche da Emília. Uma creche feliz, inteligente, bem estruturada, cheia de alegria, esbanjando carinho e ansiosa para espalhar bons resultados. Dispõe de salas de atividades arejadas, área de lazer, material didático adequado, pessoal docente, técnico e administrativo qualificado e capacitado, uma localização privilegiada e com todas as condições necessárias para oferecer o pleno desenvolvimento da criança em toda a sua potencialidade.

Nossa Metodologia

1 - Estímulos ao aprendizado

O lúdico é um instrumento facilitador para a construção do conhecimento da criança. Brincar é importante para os pequenos descobrirem e desenvolverem os aspectos cognitivo, físico, social e emocional. O intuito da Creche da Emília é desenvolver a criatividade, cuidar e educar. Faz parte da puericultura as atividades como alimentação, higiene e cuidado, zelando também a segurança da criança. Já a educação ocorre por meio das brincadeiras, da musicalização, do movimento, da arte e da dança. É brincando que a criança aprende de forma agradável e saudável.

Essa é a nossa meta na Creche da Emília, cuidar integralmente da criança, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento sadio de modo abrangente: físico, intelectual e psicossocial.

2 - A importância da autonomia para a criança

Nossa metodologia tem como fundamento de ensino a compreensão das médicas Emmi Pikler e Maria Montessori. Fundamentados na escola de Pikler e na escola de Montessori, acreditamos na importância da autonomia para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional das crianças e no respeito à sua individualidade, deixando o seu olhar continuar aberto para explorar e aprender.

A abordagem Pikler é baseada em três princípios: a liberdade de movimentos, as brincadeiras espontâneas e o vínculo com quem cuida. É pensando desse modo que a Creche da Emília desenvolve a sua metodologia e influências para o aprendizado da criança. O objetivo é proporcionar segurança e confiança à criança, por meio também de uma consciência corporal inspirada na liberdade dos movimentos. Cada criança executa seus movimentos na dança, no teatro, na arte, na musicalização e por meio da linguagem como um todo.

É fundamental proporcionar um ambiente de descobertas para a criança explorar e ter suas próprias experiências, saber seus limites e suas possibilidades criativas. Isso contribui para a evolução na autonomia. Há uma parceria entre pais e educadores demonstrada na confiança, dedicação e amor que os nossos educadores têm com cada criança.

3 - A educação descobre os potenciais e talentos da criança

A médica italiana Maria Montessori percebeu a importância dos estímulos para o desenvolvimento adequado das crianças. Elas poderiam aprender, desde que tivessem um ambiente preparado para isso. Uma de suas frases mais importantes é "eu descobri a criança". Com base na abordagem de Montessori, a Creche da Emília apresenta um ambiente preparado para o desenvolvimento dos potenciais e talentos da criança, dando autonomia e liberdade para a criança ser criança e crescer com aprendizado.

Nossos educadores dedicados estão preparados para a nossa meta: buscamos que a criança cresça de forma completa, equilibrada e feliz. Para isso é importante usar os cinco sentidos, descobrir o mundo livremente, experimentar, viver em um ambiente que dê autonomia e conviver com crianças. A socialização da criança com os educadores e com outras crianças é uma extensão do amor que a família inspira, e é muito importante para o crescimento cognitivo da criança ter esse convívio com todos os estímulos educacionais que lhe são apropriados.

4 - Onde a imaginação alcança o futuro

Baseados nos ensinamentos da escola de Pikler e de Montessori, os fundamentos da Creche da Emília também são:

  • Confiar na criança e na sua incrível capacidade de aprender também com seus erros, um desafio por vez.
  • Despertar o desejo da criança de sempre aprender mais, de perguntar, de experimentar e de perceber como tudo no mundo está conectado.
  • Criar um ambiente em que as crianças tenham acesso ao que é fundamental e possam efetuar ações de aprendizado: musicalização, arte, dança, movimentos, linguagem, brincadeiras.

Colocando todos esses princípios em prática, o que se vislumbra é que a criança cresça de forma equilibrada, cheia de autoconfiança, iniciativa, criatividade e alegria.

Missão

A CRIE tem por missão proporcionar à criança seu estímulo intelectual, emocional, físico e social, ajudando a construir além de uma significativa experiência pedagógica, valores baseados nos ideais de solidariedade humana, respeito e amor ao próximo, para que ao serem entregues ao ensino regular estejam preparados para desenvolver em grupo seu aprendizado.

Visão

Ser a creche referência em Ananindeua, no desenvolvimento e estímulo durante os primeiros anos da criança.

Valores

Competência

Buscar constantemente o conhecimento técnico para atender as necessidades de nossas crianças.

Amor

Contribuir para que tenhamos na creche um ambiente de relacionamentos agradáveis e construtivos.

Integração

Trabalhar em equipe buscando que o resultado geral seja melhor que a simples soma de individualidade.

Dedicação

Prestar um serviço com interesse e afinco para alcançar os objetivos traçados.

Criatividade

Ter iniciativa para propor soluções e superar os problemas e adversidades.

Nossas Instalações

  • Salas de Aulas climatizadas e arejadas;
  • Sala de recreação;
  • Brinquedoteca / Videoteca;
  • Parquinho interno;
  • Área livre para o sol matutino;
  • Refeitório;
  • Banheiros adequados à idade das crianças.

Equipe Técnica

  • Administração;
  • Coordenação Pedagógica;
  • Pedagogas Capacitadas;
  • Auxiliares de creche referenciadas no cuidado infantil;
  • Técnicas de Enfermagem;
  • Psicopedagoga;
  • Neuropsicopedagoga;

Nossos Diferenciais

Nossa Estrutura